Como funcionam os prazos de atendimento dos planos de saúde?

Contar com um plano de saúde hoje em dia é mais do que essencial para qualquer pessoa, pois depender apenas de opções oferecidas gratuitamente pelo SUS não é mais uma opção. Só que sempre ficam dúvidas a respeito do atendimento dos planos de saúde.

Afinal de contas, você sabe como funcionam as regras das operadoras para os prazos de marcação de consultas, exames e outros procedimentos? Ainda não? Então confira a seguir as respostas a essas dúvidas.

Quais os prazos das operadoras para o atendimento dos planos de saúde?

Quando se fala em prazos das operadoras para atendimentos, precisamos tratar de duas partes diferentes, segundo a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

1. Carência

A primeira parte, que trata de prazos e que precisa ser conhecida, é a carência. O período de carência nada mais é do que o prazo máximo indicado pelo plano de saúde para que os clientes possam ter acesso aos serviços necessários.

As informações sobre quanto tempo o cliente precisará aguardar até que possa fazer determinado procedimento deve estar sempre presente no contrato ao fechar o acordo de pagamento do plano.

Mas, segundo a legislação, para atendimento dos planos de saúde, as empresas que trabalham com a venda de planos devem seguir uma série de prazos pré-estabelecidos. Confira aqui as principais:

  • Casos de urgência e emergência (acidentes, complicações na gestação, lesões irreparáveis) – 24 horas;
  • Partos de gestantes dentro do período programado (excluídos os prematuros) – 300 dias;
  • Doenças e lesões pré-existentes – 24 meses;
  • Demais situações – 180 dias.

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos dos prazos máximos. Caso cada empresa queira adotar outro limite de tempo, esse limite não pode ser maior que o previsto nos tópicos que citamos.

2. Prazos máximos para atendimento

Após passar por esse período de carência, no qual os serviços não estarão disponíveis até atingir a data limite, é hora de enfim colocar o atendimento dos planos de saúde em prática.

Também existe uma tabela com datas limites que podem ser estipuladas para o plano, a fim de conseguir um controle maior e qualidade nos serviços. Confira aqui a relação das principais:

  • Consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) – 7 dias;
  • Consultas em demais especialidades – 14 dias;
  • Consulta/Sessão com Nutricionista, Psicólogo, Fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta – 10 dias;
  • Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista – 7 dias;
  • Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial – 3 dias;
  • Procedimentos de alta complexidade (PAC) – 21 dias;
  • Urgência e Emergência – Imediato.

Esses foram apenas alguns dos prazos principais. Lembre-se também que esses são prazos máximos existentes na legislação, podendo o contratado manter uma média de dias menor, mas nunca maior.

Como o cliente pode proceder para ter o seu direito atendido?

A maneira mais simples de ter direito e utilizar os serviços do plano de saúde é comprovando que já está dentro do período máximo estipulado em contrato assinado no momento da escolha do plano.

Mas, geralmente, na carteirinha de acesso a serviços que o beneficiário recebe, existe uma tabela mostrando quais as datas a serem consideradas.

Caso não consiga localizá-las, entre em contato com o seu plano para tirar outras dúvidas e para receber sugestões de novas opções.

Entendeu como funciona o atendimento dos planos de saúde? Como mostrado, saber dessas datas é importante para identificar qual o momento certo de usar algum benefício.

Veja agora mesmo as opções de planos de saúde oferecidas pela Sydharta Seguros.

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