Conheça as regras da carência de um plano de saúde

Antes de contratar um seguro de saúde, geralmente, surgem muitas dúvidas em relação ao convênio. Uma das questões mais pertinentes diz respeito à carência do plano de saúde, já que esse período pode variar de uma operadora para outra. 

Porém, o que uma parcela das pessoas não sabe é que há regulamentações previstas na Lei 9.656/98. A Lei dos Planos de Saúde dispõe sobre planos e seguros de saúde privados, estabelecendo todas as diretrizes que esse tipo de assistência médica deve cumprir legalmente e os direitos dos segurados. 

É preciso ter atenção às normas para usufruir adequadamente dos benefícios do plano. Por isso, acompanhe a leitura e conheça mais sobre as regras de carência.

O que é a carência de um plano de saúde?

A partir da contratação do plano de saúde, há um período determinado em que a mensalidade deve ser paga, mas que os beneficiados ainda não têm acesso à cobertura prevista. Esse tempo sem utilizar os serviços é chamado de carência, em que não é possível aproveitar os serviços de forma imediata e cada operadora define o próprio período, desde que respeite o tempo previsto em lei. 

Contudo, é obrigatório que todas as definições estejam bem claras no contrato, com todos os prazos e direitos de ambas as partes. O pagamento da mensalidade no período de carência é feito para que se faça uma reserva e, assim, os atendimentos sejam garantidos como prevê a lei.

Entre os atendimentos estão serviços de urgência e emergência, que têm prazo de 24h e englobam risco imediato à vida, lesões irreparáveis, complicações na gravidez ou acidentes pessoais.

Como é calculado o período de carência?

Existem algumas variações que podem alterar a abrangência da carência, como o tipo de plano de saúde e a operadora. Mas o mais importante é que a Agência Nacional de Saúde (ANS) determina as questões sobre esses prazos nos planos individuais, familiares ou empresariais.

Como uma forma de segurança para garantir o bom funcionamento dos convênios, não existem planos de saúde sem carência. Porém, é possível encontrar empresas mais transparentes e que esclareçam as dúvidas de seus clientes, como a Sydharta Seguros. A operadora segue a lei e os prazos para o plano de saúde empresarial, que são:

  • 24 horas para urgência e emergência;
  • 300 dias para partos;
  • 180 dias para outros serviços.

Quais os principais prazos relacionados a carências?

Cada tipo de plano tem suas regras próprias, mas alguns prazos são comuns para todos, como as 24 horas para urgência e emergência e 30 dias para exames simples. Saiba mais detalhes sobre os planos.

Plano de saúde empresarial

A grande vantagem de aderir aos planos empresariais é que, à exceção dos outros, alguns deles têm carência zero. Ou seja, os planos coletivos por adesão ou empresarial não precisam cumprir prazos, podendo ser aproveitados todos os recursos do convênio. No entanto, para a contratação, é preciso que os funcionários estejam há pelo menos 30 dias na empresa.

Plano de saúde coletivo por adesão

Nesse tipo de contrato, a carência passa a contar na data de vigência e depois do cadastro, o que pode levar mais de 30 dias.

Plano individual ou familiar

A carência começa a contar assim que o contrato é assinado, e também pode ser contratado por qualquer pessoa.

Todos os planos são vantajosos, porém é necessário conhecer suas diferenças para escolher o que seja ideal. A carência do plano de saúde gera muitas dúvidas, mas basta ficar de olho para conhecer as regras e aproveitar todos os seus benefícios.

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