Dúvidas frequentes sobre as carências dos planos de saúde

Todo plano de saúde possui um período de carência, e é necessário ficar atento a esse período para que seja possível usar corretamente o seu plano e obter todos os benefícios que foram contratados.

Por isso, separamos e respondemos as principais dúvidas a respeito das carências dos planos de saúde para que você possa compreender tudo a respeito do tema. Confira, a seguir, o que você precisa saber sobre o seu plano de saúde e as carências que podem ocorrer ao contratar um plano.

1. Afinal, o que são as carências dos planos de saúde?

De maneira geral, as carências dos planos de saúde são os períodos que uma pessoa precisa esperar no plano, a partir de sua contratação, para utilizar um determinado procedimento que é oferecido.

Essa carência começa no momento da contratação do plano e pode ter um período variado, de acordo com o procedimento que será ofertado.

Para exemplificar, imagine que você irá contratar um plano de saúde no dia 15 de março. A partir dessa data, podem existir diferentes prazos de carência que serão cumpridos. Para exames em laboratórios de análises, pode ser solicitada uma carência de 30 dias para a utilização do plano de saúde, por exemplo.

2. Existe um prazo máximo para as carências dos planos de saúde?

Por lei, as carências dos planos de saúde podem ter prazos de acordo com a complexidade dos procedimentos. Portanto, existem prazos máximos de carência ao contratar um plano de saúde.

De maneira geral, os prazos são:

  • Casos de urgência e emergência: carência de cerca de 24 horas;
  • Parto a partir da 38ª semana de gravidez: cerca de 300 dias ou 10 meses;
  • Consultas, exames, internações e cirurgias: cerca de 180 dias ou seis meses;
  • Doenças ou lesões preexistentes: cerca de 24 meses.

No entanto, o período de carência irá depender do tipo de seguro ou do plano de saúde. Além disso, esses são prazos máximos, ou seja, são os limites que os planos possuem para o tempo de carência, porém é comum que o tempo de carência seja menor.

É preciso considerar que a operadora do plano de saúde irá estabelecer o prazo de carência em razão da necessidade de se fazer uma reserva para garantir os atendimentos, desde que sejam dentro dos limites da lei. É obrigatório que esse período esteja expresso de forma clara no contrato.

3. Existe carência para doença ou lesão preexistente?

Caso o contratante do plano de saúde tenha uma doença ou lesão já diagnosticada, ele deve informar essa condição no momento da contratação. Assim, ele terá direito à cobertura parcial temporária.

Na cobertura parcial temporária, o beneficiário só terá assistência integral para a doença ou lesão preexistente (tratamentos de alta complexidade, leitos especiais, cirurgias especializadas, etc) depois de um período de até 24 meses após a assinatura do contrato.

4. Por que existe a carência?

As carências dos planos de saúde existem porque as operadoras de planos são empresas privadas que prestam serviços para seus clientes. Esse período garante que a empresa tenha possibilidade de arcar com as despesas dos mesmos. Caso contrário, a pessoa poderia contratar um plano, utilizar o serviço e depois desfazer o contrato. Assim, a empresa iria arcar com o prejuízo, sem que o cliente tivesse pagado adequadamente por eles.

Portanto, a carência existe para que os planos de saúde sejam viáveis e também possam existir. Com isso, os usuários podem se beneficiar dos descontos, e as empresas operadoras de planos podem continuar exercendo as suas atividades.

Para contar com a tranquilidade e conforto que um plano de saúde oferece, conheça as opções oferecidas pela Sydharta Seguros.

Aracaju-SE

(79) 3302-0696 | (79) 99692-0009
Av Hermes Fontes, nº 332 - Suissa

Itabaiana-SE

(79) 99901-2669
Rua São Paulo, 177 - Sala 3 - Centro

Salvador-BA

(71) 3037-8029
Av Antonio Carlos Magalhães, nº 2501 - Sala 824 - Brotas

Feira de Santana-BA

(75) 3614-6377
Rua Prof. Edelvira de Oliveira, nº 50 - Kalilândia
Sydharta Seguros
Lojacorr - Aracaju-SE
Sydharta Seguros
Lojacorr - Aracaju-SE

A Ygor Sydharta Corretora de Seguros Eireli, CNPJ nº 11.215.926/0001-10, atua em estrita observância ao Código de Defesa do Consumidor e à legislação securitária, sendo devidamente registrada na SUSEP sob o nº 10.2030121.9.

© 2017 Sydharta Seguros | Política de Privacidade

A Ygor Sydharta Corretora de Seguros Eireli, CNPJ nº 11.215.926/0001-10, atua em estrita observância ao Código de Defesa do Consumidor e à legislação securitária, sendo devidamente registrada na SUSEP sob o nº 10.2030121.9.

© 2017 Sydharta Seguros
Política de Privacidade

WhatsApp chat