Como declarar plano de saúde no Imposto de Renda 2018

O período para a declaração do imposto de renda pessoa física, DIRPF 2018, já está chegando, e com ele é importante ter todos os dados solicitados para evitar problemas futuros com a Receita Federal. Um dos dados que precisam ser informados na declaração trata-se dos gastos com o plano de saúde.

Mas, você que não tem muito conhecimento sobre o assunto, sabe como declarar plano de saúde no imposto de renda? É isso que vamos te mostrar agora, além de destacar a importância de fazer uma declaração correta.

Importância de declarar os gastos com plano de saúde no imposto de renda

Saber como declarar plano de saúde no imposto de renda 2018 é de extrema importância para qualquer contribuinte. Isso porque existe a determinação da Receita Federal de que esses valores gastos serão abatidos integralmente na sua declaração.

Esse é um passo importante para entrar na lista de restituição e receber de volta os valores abatidos do imposto de renda do ano de 2017.

Lembrando que outros gastos com despesas médicas precisam ser declarados, mas nem todos eles geram dedução na sua declaração. É importante consultar no site da Receita Federal quais os tipos de gastos que geram essa dedução.

Como declarar plano de saúde no imposto de renda

O passo a passo de como declarar plano de saúde no imposto de renda é bem simples:

  1. Abra o programa da DIRPF 2018;
  2. Acesse a aba “Pagamentos Efetuados” (menu do lado esquerdo);
  3. Na parte direita da sua tela irá aparecer a janela pedindo as informações necessárias;
  4. Em “Código”, escolha a opção “26 – Planos de saúde no Brasil“;
  5. Logo abaixo, escolha se a despesa que será declarada é sua (titular) ou se é de um dependente;
  6. Em seguida, coloque o nome completo da sua operadora de plano de saúde (o nome pode ser visualizado no seu extrato ou através de consulta do CNPJ no site da Receita Federal);
  7. Coloque o número de CNPJ da sua operadora;
  8. Por fim, informe o valor total gasto com plano de saúde do ano calendário, que nesse caso será 2017.

Caso não tenha recebido o demonstrativo de gastos com plano de saúde, você deve solicitá-lo junto à operadora. E lembre-se de guardar as notas fiscais de todos os procedimentos e compras realizados de forma particular.

Mas fique atento ao seguinte ponto: se você possui um plano de saúde pago integralmente pela empresa em que trabalha, não é necessário declarar valores desse plano na DIRPF 2018. Essa declaração ficará a cargo da empresa, já que seu dinheiro, vindo dos seus recebíveis, não foi utilizado para arcar com o plano de saúde.

Você deve declarar na DIRPF os gastos com plano de saúde quando esses valores forem descontados diretamente em seu contracheque.

A partir de quando posso fazer essa declaração?

Segundo o cronograma disponibilizado pela Receita Federal, a partir do dia 20 de fevereiro já será possível fazer o download do programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018. Mas o primeiro dia para enviar as declarações será em 2 de março, estendendo-se até o dia 28 de abril.

Para quem tem previsão de receber a restituição dos valores debitados ao longo de 2017 logo nos primeiros lotes, é de extrema importância que a declaração seja feita logo nos primeiros dias disponíveis. Quanto mais tarde você fizer a sua declaração, maiores as chances da restituição demorar a ser feita.

A vantagem de receber nos últimos lotes é que o valor programado será reajustado pela taxa Selic. Então, quanto mais tempo passar, maior será o seu valor de restituição a receber. Para quem não tiver pressa, essa pode ser uma boa opção de investimento.

Com essas dicas, você poderá declarar o plano de saúde no imposto de renda de forma correta. A declaração é simples e é importante para que você tenha o abatimento.

Aracaju-SE

(79) 3302-0696 | (79) 99692-0009
Av Hermes Fontes, nº 332 - Suissa

Itabaiana-SE

(79) 99901-2669
Rua São Paulo, 177 - Sala 3 - Centro

Salvador-BA

(71) 3037-8029
Av Antonio Carlos Magalhães, nº 2501 - Sala 824 - Brotas

Feira de Santana-BA

(75) 3614-6377
Rua Prof. Edelvira de Oliveira, nº 50 - Kalilândia
Sydharta Seguros
Lojacorr - Aracaju-SE
Sydharta Seguros
Lojacorr - Aracaju-SE

A Ygor Sydharta Corretora de Seguros Eireli, CNPJ nº 11.215.926/0001-10, atua em estrita observância ao Código de Defesa do Consumidor e à legislação securitária, sendo devidamente registrada na SUSEP sob o nº 10.2030121.9.

© 2017 Sydharta Seguros | Política de Privacidade

A Ygor Sydharta Corretora de Seguros Eireli, CNPJ nº 11.215.926/0001-10, atua em estrita observância ao Código de Defesa do Consumidor e à legislação securitária, sendo devidamente registrada na SUSEP sob o nº 10.2030121.9.

© 2017 Sydharta Seguros
Política de Privacidade

WhatsApp chat