Plano de saúde sem carência existe?

Quem deseja contratar um bom plano de saúde deve buscar as melhores opções para encontrar aquela que realmente irá se encaixar em suas necessidades e na de seus familiares. Ao procurar pelo plano ideal, muitas pessoas aprendem sobre o período de carência e é aí que surge a dúvida: será que existe um plano de saúde sem carência?

Por isso, neste artigo falaremos um pouco mais a respeito do período de carência e mostraremos se existe um plano de saúde sem carência para que você possa compreender esse assunto.

Descubra a seguir o que é a carência no plano de saúde e veja se é possível escapar desse período ao contratar um novo plano.

O período de carência em um plano de saúde

Ao contratar um plano de saúde há o período de carência do mesmo. Esse é um período em que a pessoa deve esperar para utilizar um determinado procedimento que é oferecido. Ou seja, ao contratar um plano de saúde, você terá de esperar um tempo para utilizar alguns procedimentos oferecidos nesse plano.

De maneira geral, as carências permitidas por lei nos planos de saúde que atuam no Brasil são referentes aos exames laboratoriais, consultas médicas, acidentes que configurem urgência ou emergência, partos e cirurgias.

Além disso, os planos também possuem um prazo máximo para o tempo de carência, sendo que, em casos de urgência e emergência, como acidentes pessoais, complicações gestacionais, lesões irreparáveis que impliquem risco imediato à vida, o prazo de carência é de 24 horas.

Para realizar exames laboratoriais ou agendar consultas médicas com especialistas, o prazo de carência é de 30 dias corridos. Para o tratamento de lesões preexistentes, em que o paciente já comunicou sobre o problema, o prazo pode chegar a 24 meses. Já para as demais situações, os prazos são de no máximo 180 dias.

Realmente existe plano de saúde sem carência?

Há muitos anúncios, principalmente nas redes sociais, falando sobre plano de saúde sem carência. No entanto, nem todos são confiáveis – afinal, o período de carência é previsto em lei, sendo um direito das operadoras de plano de saúde.

O que pode ocorrer é a operadora conceder um período menor do que o estabelecido na legislação ou mesmo não estabelecer um período de carência, dependendo do tipo de plano e da negociação feita. Mas, na maioria dos casos, os planos vão ter um período de carência.

Quem deseja fugir desse período de carência pode contratar um plano empresarial ou coletivo por adesão, que tenha mais de 30 vidas (funcionários ou associados mais dependentes), cujos beneficiários, por lei, não são obrigados a cumprirem esses prazos.

Ou seja, um plano de saúde sem carência e que seja confiável não existe!

Existe outra maneira de evitar o período de carência?

Para quem está contratando um plano de saúde pela primeira vez, provavelmente será difícil evitar o período de carência, mas se você já possui um plano, é possível que você encontre uma solução diferenciada para um plano de saúde sem carência.

Nos casos de troca de planos de saúde, é possível contratar um plano, dentro da mesma operadora ou com uma operadora diferente, e ficar dispensado de cumprir novos períodos de carência ou de cobertura parcial temporária – que são exigíveis – e já  foram cumpridos no plano de origem.

Nesses casos, existe a portabilidade especial, que pode ser utilizada pelo beneficiário de operadora que tenha seu registro cancelado; pelo dependente que perdeu seu vínculo com o plano, seja por falecimento do titular ou em decorrência de perda da condição para continuar no plano como dependente. E, também, por um ex-colaborador demitido ou exonerado sem justa causa ou aposentado durante o período do plano.

Para outros casos, existe a portabilidade extraordinária, que é decretada em situações excepcionais, quando existe a necessidade de intervenção regulatória para garantir opções ao beneficiário. O prazo para a troca de operadora é de 60 dias.

Portanto, dificilmente será possível contratar um plano de saúde pela primeira vez e fugir do período de carência, porém, é possível fazer a troca de um plano de saúde sem ter que cumprir esse tempo.

Se você está interessado em contratar um bom plano de saúde, confira as opções de planos que temos a oferecer para você!

Aracaju-SE

(79) 3302-0696 | (79) 99692-0009
Av Hermes Fontes, nº 332 - Suissa

Itabaiana-SE

(79) 99901-2669
Rua São Paulo, 177 - Sala 3 - Centro

Salvador-BA

(71) 3037-8029
Av Antonio Carlos Magalhães, nº 2501 - Sala 824 - Brotas

Feira de Santana-BA

(75) 3614-6377
Rua Prof. Edelvira de Oliveira, nº 50 - Kalilândia
Sydharta Seguros
Lojacorr - Aracaju-SE
Sydharta Seguros
Lojacorr - Aracaju-SE

A Ygor Sydharta Corretora de Seguros Eireli, CNPJ nº 11.215.926/0001-10, atua em estrita observância ao Código de Defesa do Consumidor e à legislação securitária, sendo devidamente registrada na SUSEP sob o nº 10.2030121.9.

© 2017 Sydharta Seguros | Política de Privacidade

A Ygor Sydharta Corretora de Seguros Eireli, CNPJ nº 11.215.926/0001-10, atua em estrita observância ao Código de Defesa do Consumidor e à legislação securitária, sendo devidamente registrada na SUSEP sob o nº 10.2030121.9.

© 2017 Sydharta Seguros
Política de Privacidade

WhatsApp chat