Principais diferenças entre os planos de saúde individual, coletivo por adesão e empresarial

Ao contratar um plano de saúde, é fundamental que ele possa atender às suas necessidades. Cada categoria tem suas próprias particularidades, e conhecê-las é essencial para que você possa usufruir de cada uma de suas vantagens. Seja você uma pessoa física ou representante de uma empresa, você deve compreender as diferenças entre os tipos de planos para contratar o ideal para você.

Para ajudá-lo, confira a seguir as principais diferenças entre o plano de saúde pessoa física (individual), o plano de saúde empresa e o plano de saúde empresarial por adesão.

Você já teve dúvidas durante a contratação ou transferência de seu plano? Então confira neste artigo algumas dicas importantes para que você possa investir corretamente em sua saúde.

Planos de saúde individual, empresarial e seus beneficiários

Em primeiro lugar, a diferença já começa nos modelos de contratação. No contrato de plano de saúde individual, o acordo acontece entre a operadora dos planos e a pessoa física. Já o contrato de plano coletivo é assinado entre a operadora e uma pessoa jurídica. Dentre as modalidades coletivas temos:

  • Plano empresarial: o beneficiário é ligado à pessoa jurídica por uma relação empregatícia. Exemplo: um trabalhador ou grupo familiar relacionado;
  • Plano de saúde por adesão: o beneficiário é vinculado à pessoa jurídica de caráter profissional, classista ou setorial;

A quantidade mínima de pessoas pode variar de acordo com a operadora de saúde. É sempre importante que você confira, nas cláusulas do contrato, qual é o mínimo permitido. Dentre os planos de saúde individuais e empresariais comercializados, a quantidade mínima varia entre dois e três beneficiários.

Diferenças entre valores nos planos de saúde pessoa física e jurídica

Entre os planos de saúde para pessoa física ou para empresa há diversas faixas de preço. No entanto, geralmente, vale a pena ficar atento às possibilidades dos preços de planos de saúde por adesão e empresariais.

Inicialmente, o investimento do plano de saúde individual costuma ser mais alto do que suas opções coletivas da mesma operadora e com a mesma cobertura. Conheça os diferentes tipos de plano de saúde (ambulatorial, hospitalar e completo).

Pré-requisitos de carência

O período de carência estabelece que o beneficiário cumpra um tempo mínimo de contrato para desfrutar de seus serviços.

Em um plano de saúde individual, os prazos mínimos são os seguintes:

  • Urgência e emergência: 24 horas;
  • Consultas e exames simples: 30 dias;
  • Exames complexos: 90 dias;
  • Procedimentos complexos: 180 dias;
  • Internações e cirurgias: 180 dias;
  • Trabalho de parto e obstetrícia: 10 meses;
  • Doenças ou lesões preexistentes: 720 dias.

Em planos de saúde de empresa ou plano de saúde coletivo por adesão, as carências são:

  • Urgência e emergência: 24 horas;
  • Consultas e exames simples: 30 dias;
  • Exames complexos: 180 dias;
  • Procedimentos complexos: 180 dias;
  • Internações e cirurgias: 180 dias;
  • Trabalho de parto e obstetrícia: 10 meses;
  • Doenças ou lesões preexistentes: 720 dias.

Tempo mínimo de contrato e cancelamento

O tempo mínimo de permanência em um plano de saúde individual ou familiar é indefinido. Os planos de saúde coletivos (empresa ou por adesão), por sua vez, podem ter rescisão unilateral. Caso o plano de saúde coletivo seja empresarial, há a restrição ligada ao estado do beneficiário em relação ao desligamento da empresa. O cancelamento ocorreria em caso de demissão ou aposentadoria, por exemplo.

Reajustes entre planos de saúde individual e empresarial

Reajustes de preços ocorrem em ambas as modalidades de planos de saúde. O fator diferenciador está nos órgãos reguladores desse reajuste.

No plano de saúde individual e familiar, todos os reajustes são limitados pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Um plano de saúde empresarial ou plano de saúde por adesão não tem regulação pela ANS. Geralmente, contratos coletivos podem ter aumentos acima do índice estabelecido. Compare históricos de reajuste, buscando sempre o melhor custo-benefício para você e sua família.

Precisa de mais informações para contratar um plano de saúde individual por adesão ou empresarial?

Conheça os planos de saúde oferecidos pela Sydharta Seguros. 

Aracaju -Se (Plantão de Vendas)

(79)99692-0009
Rua Itabaiana, nº 652 A - São José.

Aracaju -Se

(79) 3302-0696 | (79) 99692-0009
Rua Zaqueu Brandão, nº 134 - São José
Sydharta Seguros

A Ygor Sydharta Corretora de Seguros Eireli, CNPJ nº 11.215.926/0001-10, atua em estrita observância ao Código de Defesa do Consumidor e à legislação securitária, sendo devidamente registrada na SUSEP sob o nº 10.2030121.9.

© 2017 Sydharta Seguros | Política de Privacidade

A Ygor Sydharta Corretora de Seguros Eireli, CNPJ nº 11.215.926/0001-10, atua em estrita observância ao Código de Defesa do Consumidor e à legislação securitária, sendo devidamente registrada na SUSEP sob o nº 10.2030121.9.

© 2017 Sydharta Seguros
Política de Privacidade

WhatsApp chat